Atualmente o município conta com alguns projetos ativos com intuito de reduzir os efeitos da falta de chuva nas propriedades rurais, são eles:

PROJETOS DA PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ESTIAGEM

1° Em fevereiro o município irá realizar a construção de 11 açudes em parceria com o governo do estado de forma gratuita, onde os produtores contemplados utilizarão os reservatórios para irrigação, o que irá reduzir o comprometimento da produtividade de lavouras e pastagens.

2° Criação da Lei de apoio a pequenos agricultores do município em parceria com instituições financeiras, onde os produtores poderão financiar até R$ 20.000,00 sem juros, com prazo de pagamento de até 5 anos, são as seguintes linhas de financiamento:

I – a linha de custeio, para:
- aquisição de adubo, óleo diesel e outros insumos necessários;
- implantação de pastagens anuais ou perenes;

II – a linha de investimento, para:
- Infraestrutura de açudes, dessedentação animal e irrigação de pastagens;

3° Linha Infraestrutura de dessedentação animal e irrigação de pastagens consiste na prestação do serviço de, no máximo, 20 (vinte) horas-máquina, com escavadeira hidráulica, do Município ou de forma terceirizada, para a execução de novos açudes e/ou tanques destinados à piscicultura e a manutenção dos existentes, para a dessedentação animal e a irrigação de pastagens. O beneficiário da linha irá ressarcir ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável o valor equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor, de acordo com o número de horas-máquina utilizadas no serviço, ao preço vigente por ocasião da execução do serviço, mediante recolhimento do valor na tesouraria do município.

4° Abertura de bebedouros.

Fonte: AGRICULTURA

Data de publicação: 13/01/2023